Tema: As Proteínas
Objetivo: Aprender sobre as generalidades e função das proteínas na transmissão da vida, contribuindo para o processo de ensino-aprendizagem e que este tema venha ser fixado através de animações, vídeos, textos e exercícios avaliativos. O aluno aprenderá reeconhecer a importância das proteínas para o metabolismo, uidentificar proteínas em alimentos e explicar as consequências da falta e do excesso de proteínas no organismo.
Duração da atividade: 3 aulas
Conhecimento Prévio: O professor terá que trabalhar o assunto de Citologia - organelas citoplasmáticas e Composição dos alimentos - nutrientes , afim de que o aluno possa reconhecer em que regiões das células encontramos as proteínas e onde são sintetizadas. Assim os alunos terão um conhecimento mais profundo sobre as proteínas.
Metodologia: Propomos que esse tema seja trabalhado com quatro atividades
distribuídas em 3 aulas.
- Aula expositiva dque fornecerão subsídios teoricos para discussões com um texto sobre proteinas e argumentação, logo em seguida faremos algumas pesquisas sobre as proteínas utilizando o laboratório de informática da escola a pesquisa será feita em dupla;
2. Utilização de uma animação/simulação que se encontra disponível em:
- http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/20078
- http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/bitstream/handle/mec/20078/bdsv_6e7_as_proteinas.swf?sequence=1
3. Exercício de fixação será feito em dupla ;
4. Atividade avaliativa individual .
Recursos utilizados: Quadro branco, notebook, data show e laboratório de informática .
Passo
a passo para que o aluno chegue até o objetivo do conhecimento:
1) Primeiramente, antes de o professor iniciar a aula de
proteínas, ele faz algumas perguntas em relação ao conteúdo para sondar o
conhecimento prévio do aluno.
2) Após, ele inicia então, aula expositiva dialogada, ou
seja, permitindo que o educando intervenha durante a explicação.
3) Depois, o professor passa uma animação com o tema: as
proteínas disponível no site: www.objetoseducacionais2.mec.gov.br,
uma forma lúdica de colaborar com a aprendizagem do aluno.
4) No final da primeira aula sobre as proteínas o
professor solicita dos alunos uma pesquisa sobre o conteúdo abordado e passa um
exercício de fixação para ser resolvido em dupla.
5) Na próxima aula, ele cobra as pesquisas que servirá
somente para o conhecimento do educando e os exercícios resolvidos que entrará
como uma nota parcial da disciplina e ainda ele tira as dúvidas em relação ao
assunto. E na terceira aula, então é realizada a avaliação individual.
EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO - PROTEÍNAS
Alunos:_________________________________________ Turma:__________
1º) Nos dias atuais sabemos que as moléculas de proteínas são formadas por
dezenas, centenas ou milhares de outras moléculas, ligadas em sequência como os
elos de uma corrente. Assinale a alternativa que menciona quais moléculas
formam as proteínas.
a) Moléculas de proteínas;
b) Moléculas de aminoácidos;
c) Moléculas de glicose;
d) Moléculas de polissacarídeos;
e) Moléculas de quitina.
2º) As proteínas, formadas pela união de
aminoácidos, são componentes químicos fundamentais na fisiologia e na estrutura
celular dos organismos. Em relação às proteínas, assinale a(s) proposição (ões)
correta(s).
Disponível:
Avaliação da atividade
Questões Proteinas
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- Uma
célula animal está sintetizando proteínas. Nessa situação, os locais
indicados por I, II e III na figura a seguir, apresentam alto consumo
de:

a) (I) bases nitrogenadas, (II) aminoácidos, (III) oxigênio.
b) (I) bases nitrogenadas, (II) aminoácidos, (III) gás carbônico.
c) (I) aminoácidos, (II) bases nitrogenadas, (III) oxigênio.
d) (I) bases nitrogenadas, (II) gás carbônico, (III) oxigênio.
e) (I) aminoácidos, (II) oxigênio, (III) gás carbônico.
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2.Os
seres vivos apresentam em sua composição química tanto substâncias
orgânicas quanto inorgânicas. Tomando como referencial a distribuição
ilustrada na figura a seguir, para a bactéria 'Escherichia coli',
assinale a alternativa que inclui as frações representativas de água,
proteínas e sais minerais, nesta ordem.

a) 1, 2 e 3
b) 2, 3 e 6
c) 1, 2 e 6
d) 2, 3 e 1
e) 3, 2 e 4
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3.As________
são compostos formados por ________unidos (as) por ligações ________e
as _______são ________ orgânicos, de natureza _______sensíveis às
variações de temperatura.
Os termos que corretamente preenchem as lacunas são, respectivamente,
a) gorduras - proteínas - peptídicas - enzimas - açúcares - lipídica.
b) proteínas - aminoácidos - energéticas - gorduras - compostos - protéica.
c) proteínas - aminoácidos - peptídicas - enzimas - catalisadores - protéica.
d) enzimas - aminoácidos - hídricas - proteínas - catalisadores - lipídica.
e) proteínas - açúcares - protéicas - enzimas - açúcares - enzimática.
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4."Ceará joga fora opção alimentar"
Segundo pesquisas da UFC, a cada ano 800 toneladas de carne de cabeça de
lagosta não são aproveitadas sendo lançadas ao mar. "0 estudo sobre
hidrólise enzimática de desperdício de lagosta", título do pesquisador
Gustavo Vieira, objetiva o uso de material de baixo custo para
enriquecer a alimentação de populações carentes. O processo consiste na
degradação de moléculas orgânicas complexas em simples por meio de um
catalisador e na posterior liofilização. O pó resultante é de alto teor
nutritivo, com baixa umidade e resiste, em bom estado de conservação,
por longos períodos.
(Jornal do Brasil - 27/08/94)
Com base nos processos descritos no artigo anterior, assinale a opção correta.
a) As moléculas orgânicas simples obtidas são glicerídios que são utilizados pelo organismo com função reguladora.
b) As moléculas orgânicas complexas empregadas são proteínas que, ao
serem digeridas em aminoácidos são utilizadas pelo organismo com função
estrutural.
c) O catalisador do processo é uma enzima capaz de degradar
proteínas em monossacarídeos essenciais à liberação de energia para as
atividades orgânicas.
d) A hidrólise enzimática de moléculas orgânicas complexas é realizada por catalisador inorgânico em presença de água.
e) O alto teor nutritivo do produto é devido ao fato de as moléculas
orgânicas simples obtidas serem sais minerais indispensáveis ao
desenvolvimento orgânico.
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5.Analise a seguinte experiência.
PRIMEIRA ETAPA
Procedimento:
Em dois tubos de ensaio, numerados como I e II, acrescenta-se:
TUBO I - água oxigenada + dióxido de manganês
TUBO II - água oxigenada + fígado
Resultado obtido: formação de borbulhas nos dois tubos.
Conclusão: desprendimento de gás oxigênio proveniente da
decomposição da água oxigenada devido ao dióxido de manganês (Tubo I) e
alguma substância liberada pela fígado (Tubo II).
SEGUNDA ETAPA
Procedimento: adição de nova quantidade de água oxigenada nos dois tubos da primeira etapa desta experiência.
Resultado obtido: novo desprendimento de borbulhas (gás oxigênio) nos dois tubos.
Conclusão: O dióxido de manganês (Tubo I) e a substância liberada
pelo fígado (Tubo II) não foram consumidas nas reações da primeira etapa
experiência.
Com base nesta experiência podemos concluir que o dióxido de manganês e a substância liberada pelo fígado são:
a) enzimas.
b) catalisadores.
c) ionizadores.
d) substâncias orgânicas.
e) substâncias inorgânicas.
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6.Muitas estruturas do nosso organismo possuem em sua estrutura o colágeno. Quimicamente, o colágeno pertence ao grupo de:
a) carboidratos
b) lipídeos
c) proteínas
d) glicídeos
e) ácidos nucléicos
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7.A
fenilcetonúria é uma doença que resulta de um defeito na enzima
fenilalanina hidroxilase, que participa do catabolismo do aminoácido
fenilalanina.
A falta de hidroxilase produz o acúmulo de fenilalanina que,
por transaminação, forma ácido fenilpirúvico. Quando em excesso, o ácido
fenilpirúvico provoca retardamento mental severo.
Por outro lado, o portador desse defeito enzimático pode ter
uma vida normal desde que o defeito seja diagnosticado imediatamente
após o nascimento e que sua dieta seja controlada.
A fenilcetonúria é tão comum que mesmo nas latas de refrigerantes dietéticos existe o aviso:
"Este produto contém fenilcetonúricos!".
Qual o principal cuidado a tomar com a dieta alimentar de um
portador desse defeito enzimático? Por quê?
9. (Udesc) Assinale a alternativa que completa CORRETAMENTE as
afirmativas a seguir:
As_________ são proteínas especiais que_________ reações químicas que
ocorrem no_________ das células. Quando o organismo é aquecido
demasiadamente, elas são__________.
a) gorduras; catalisam; interior; desnaturadas
b) moléculas; aceleram; exterior; recriadas
c) enzimas; retardam; exterior; derretidas
d) gorduras; alteram; limite; destruídas
e) enzimas; catalisam; interior; desnaturadas
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8. Assinale
a alternativa que completa CORRETAMENTE as afirmativas a seguir:
As_________ são proteínas especiais que_________ reações químicas que
ocorrem no_________ das células. Quando o organismo é aquecido
demasiadamente, elas são__________.
a) gorduras; catalisam; interior; desnaturadas
b) moléculas; aceleram; exterior; recriadas
c) enzimas; retardam; exterior; derretidas
d) gorduras; alteram; limite; destruídas
e) enzimas; catalisam; interior; desnaturadas
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9.Considere as seguintes afirmativas:
I - As proteínas são moléculas de grande importância para os
organismos - atuam tanto estruturalmente como também metabolicamente.
II - As enzimas são proteínas que atuam como catalisadores biológicos.
III - Existem proteínas que atuam como linhas de defesa do organismo e algumas delas são conhecidas como anticorpos.
Quais estão corretas?
a) Apenas I
b) Apenas II
c) Apenas III
d) Apenas II e III
e) I, II, III
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10.Considere
um gato siamês, que difere de outras raças de gatos por sua pelagem
característica: escura nas patas, no focinho e no pavilhão auditivo,
contrastando com o resto do corpo, onde é clara. As regiões escuras são
as mais frias e nelas, a substância que controla a produção do pigmento
responsável pela pelagem escura é ativa, enquanto nas claras, que são
quentes, essa substância é inativa.
Pela sua ação no escurecimento da pelagem do animal, conclui-se que essa substância é:
a) um glicídio
b) um lipídio
c) uma enzima
d) um glicosaminoglicano
e) uma vitamina
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11.Assinale a alternativa INCORRETA a respeito da molécula dada pela fórmula geral a seguir

a) É capaz de se ligar a outra molécula do mesmo tipo através de pontes de hidrogênio.
b) Entra na constituição de enzimas.
c) R representa um radical variável que identifica diferentes tipos moleculares dessa substância.
d) Os vegetais são capazes de produzir todos os tipos moleculares dessa substância, necessários à sua sobrevivência.
e) Essas moléculas são unidas umas às outras nos ribossomos.
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