sexta-feira, 5 de julho de 2013

Projeto de Aprendizagem

Tema: As Proteínas 

Objetivo: Aprender sobre as generalidades e função das proteínas na transmissão da vida, contribuindo para o processo de ensino-aprendizagem e que este tema  venha ser fixado  através  de animações, vídeos, textos e exercícios avaliativos. O aluno aprenderá reeconhecer a importância das proteínas para o metabolismo, uidentificar proteínas em alimentos e explicar as consequências da falta e do excesso de proteínas no organismo.

Duração da atividade:  3 aulas

 Conhecimento Prévio: O professor terá que trabalhar o assunto de Citologia - organelas citoplasmáticas  e Composição dos alimentos - nutrientes , afim de que o aluno  possa reconhecer em que regiões das células  encontramos as proteínas e onde são sintetizadas. Assim os alunos terão um  conhecimento mais profundo sobre as proteínas.

Metodologia: Propomos que esse tema seja trabalhado com  quatro  atividades  distribuídas em 3 aulas.
  1.  Aula expositiva dque fornecerão subsídios teoricos para discussões com um texto  sobre proteinas e  argumentação, logo em seguida faremos algumas  pesquisas  sobre  as  proteínas  utilizando o laboratório de informática da escola a pesquisa será feita em dupla;
     2. Utilização de  uma animação/simulação que se  encontra disponível em:
  • http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/20078
  • http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/bitstream/handle/mec/20078/bdsv_6e7_as_proteinas.swf?sequence=1
     3. Exercício de fixação  será  feito em dupla ;

     4. Atividade avaliativa individual .

Recursos utilizados:  Quadro branco,  notebook, data show e laboratório de informática .
Passo a passo para que o aluno chegue até o objetivo do conhecimento:
1) Primeiramente, antes de o professor iniciar a aula de proteínas, ele faz algumas perguntas em relação ao conteúdo para sondar o conhecimento prévio do aluno.
2) Após, ele inicia então, aula expositiva dialogada, ou seja, permitindo que o educando intervenha durante a explicação.
3) Depois, o professor passa uma animação com o tema: as proteínas disponível no site: www.objetoseducacionais2.mec.gov.br, uma forma lúdica de colaborar com a aprendizagem do aluno.
4) No final da primeira aula sobre as proteínas o professor solicita dos alunos uma pesquisa sobre o conteúdo abordado e passa um exercício de fixação para ser resolvido em dupla.
5) Na próxima aula, ele cobra as pesquisas que servirá somente para o conhecimento do educando e os exercícios resolvidos que entrará como uma nota parcial da disciplina e ainda ele tira as dúvidas em relação ao assunto. E na terceira aula, então é realizada a avaliação individual.









EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO - PROTEÍNAS

Alunos:_________________________________________              Turma:__________

1º) Nos dias atuais sabemos que as moléculas de proteínas são formadas por dezenas, centenas ou milhares de outras moléculas, ligadas em sequência como os elos de uma corrente. Assinale a alternativa que menciona quais moléculas formam as proteínas.
a)      Moléculas de proteínas;
b)      Moléculas de aminoácidos;
c)      Moléculas de glicose;
d)      Moléculas de polissacarídeos;
e)      Moléculas de quitina.

2º) As proteínas, formadas pela união de aminoácidos, são componentes químicos fundamentais na fisiologia e na estrutura celular dos organismos. Em relação às proteínas, assinale a(s) proposição (ões) correta(s).
1)
O colágeno é a proteína menos abundante no corpo humano apresentando forma globular como a maioria das proteínas.
2)
A ligação peptídica entre dois aminoácidos acontece pela reação do grupo carboxila de um aminoácido com o grupo amino de outro aminoácido.
4)
A ptialina, enzima produzida pelas glândulas salivares, atua na digestão de proteínas.
8)
A anemia falciforme, causada por fatores nutricionais, é atribuída ao rompimento das hemácias em função da desnaturação da molécula protéica de hemoglobina em decorrência do aumento da temperatura corporal.
16)
A insulina, envolvida no metabolismo da glicose, é um exemplo de hormônio protéico.
32)
As proteínas caseína e albumina são encontradas no leite e na clara do ovo, respectivamente.

 Disponível:




Avaliação da atividade 


Questões Proteinas




  1. Uma célula animal está sintetizando proteínas. Nessa situação, os locais indicados por I, II e III na figura a seguir, apresentam alto consumo de:
proteinas

a) (I) bases nitrogenadas, (II) aminoácidos, (III) oxigênio.
b) (I) bases nitrogenadas, (II) aminoácidos, (III) gás carbônico.
c) (I) aminoácidos, (II) bases nitrogenadas, (III) oxigênio.
d) (I) bases nitrogenadas, (II) gás carbônico, (III) oxigênio.
e) (I) aminoácidos, (II) oxigênio, (III) gás carbônico.

2.Os seres vivos apresentam em sua composição química tanto substâncias orgânicas quanto inorgânicas. Tomando como referencial a distribuição ilustrada na figura a seguir, para a bactéria 'Escherichia coli', assinale a alternativa que inclui as frações representativas de água, proteínas e sais minerais, nesta ordem.
proteinas

a) 1, 2 e 3
b) 2, 3 e 6
c) 1, 2 e 6
d) 2, 3 e 1
e) 3, 2 e 4



3.As________ são compostos formados por ________unidos (as) por ligações ________e as _______são ________ orgânicos, de natureza _______sensíveis às variações de temperatura.

Os termos que corretamente preenchem as lacunas são, respectivamente,
a) gorduras - proteínas - peptídicas - enzimas - açúcares - lipídica.
b) proteínas - aminoácidos - energéticas - gorduras - compostos - protéica.
c) proteínas - aminoácidos - peptídicas - enzimas - catalisadores - protéica.
d) enzimas - aminoácidos - hídricas - proteínas - catalisadores - lipídica.
e) proteínas - açúcares - protéicas - enzimas - açúcares - enzimática.



4."Ceará joga fora opção alimentar"

Segundo pesquisas da UFC, a cada ano 800 toneladas de carne de cabeça de lagosta não são aproveitadas sendo lançadas ao mar. "0 estudo sobre hidrólise enzimática de desperdício de lagosta", título do pesquisador Gustavo Vieira, objetiva o uso de material de baixo custo para enriquecer a alimentação de populações carentes. O processo consiste na degradação de moléculas orgânicas complexas em simples por meio de um catalisador e na posterior liofilização. O pó resultante é de alto teor nutritivo, com baixa umidade e resiste, em bom estado de conservação, por longos períodos. (Jornal do Brasil - 27/08/94)

Com base nos processos descritos no artigo anterior, assinale a opção correta.
a) As moléculas orgânicas simples obtidas são glicerídios que são utilizados pelo organismo com função reguladora.
b) As moléculas orgânicas complexas empregadas são proteínas que, ao serem digeridas em aminoácidos são utilizadas pelo organismo com função estrutural.
c) O catalisador do processo é uma enzima capaz de degradar proteínas em monossacarídeos essenciais à liberação de energia para as atividades orgânicas.
d) A hidrólise enzimática de moléculas orgânicas complexas é realizada por catalisador inorgânico em presença de água.
e) O alto teor nutritivo do produto é devido ao fato de as moléculas orgânicas simples obtidas serem sais minerais indispensáveis ao desenvolvimento orgânico.


5.Analise a seguinte experiência.

PRIMEIRA ETAPA
Procedimento:
Em dois tubos de ensaio, numerados como I e II, acrescenta-se:
TUBO I - água oxigenada + dióxido de manganês
TUBO II - água oxigenada + fígado
Resultado obtido: formação de borbulhas nos dois tubos.
Conclusão: desprendimento de gás oxigênio proveniente da decomposição da água oxigenada devido ao dióxido de manganês (Tubo I) e alguma substância liberada pela fígado (Tubo II).

SEGUNDA ETAPA
Procedimento: adição de nova quantidade de água oxigenada nos dois tubos da primeira etapa desta experiência.
Resultado obtido: novo desprendimento de borbulhas (gás oxigênio) nos dois tubos.
Conclusão: O dióxido de manganês (Tubo I) e a substância liberada pelo fígado (Tubo II) não foram consumidas nas reações da primeira etapa experiência.

Com base nesta experiência podemos concluir que o dióxido de manganês e a substância liberada pelo fígado são:
a) enzimas.
b) catalisadores.
c) ionizadores.
d) substâncias orgânicas.
e) substâncias inorgânicas.



6.Muitas estruturas do nosso organismo possuem em sua estrutura o colágeno. Quimicamente, o colágeno pertence ao grupo de:
a) carboidratos
b) lipídeos
c) proteínas
d) glicídeos
e) ácidos nucléicos


7.A fenilcetonúria é uma doença que resulta de um defeito na enzima fenilalanina hidroxilase, que participa do catabolismo do aminoácido fenilalanina.

A falta de hidroxilase produz o acúmulo de fenilalanina que, por transaminação, forma ácido fenilpirúvico. Quando em excesso, o ácido fenilpirúvico provoca retardamento mental severo.

Por outro lado, o portador desse defeito enzimático pode ter uma vida normal desde que o defeito seja diagnosticado imediatamente após o nascimento e que sua dieta seja controlada.

A fenilcetonúria é tão comum que mesmo nas latas de refrigerantes dietéticos existe o aviso: "Este produto contém fenilcetonúricos!".

Qual o principal cuidado a tomar com a dieta alimentar de um portador desse defeito enzimático? Por quê? 9. (Udesc) Assinale a alternativa que completa CORRETAMENTE as afirmativas a seguir: As_________ são proteínas especiais que_________ reações químicas que ocorrem no_________ das células. Quando o organismo é aquecido demasiadamente, elas são__________.
a) gorduras; catalisam; interior; desnaturadas
b) moléculas; aceleram; exterior; recriadas
c) enzimas; retardam; exterior; derretidas
d) gorduras; alteram; limite; destruídas
e) enzimas; catalisam; interior; desnaturadas


8. Assinale a alternativa que completa CORRETAMENTE as afirmativas a seguir: As_________ são proteínas especiais que_________ reações químicas que ocorrem no_________ das células. Quando o organismo é aquecido demasiadamente, elas são__________.
a) gorduras; catalisam; interior; desnaturadas
b) moléculas; aceleram; exterior; recriadas
c) enzimas; retardam; exterior; derretidas
d) gorduras; alteram; limite; destruídas
e) enzimas; catalisam; interior; desnaturadas



9.Considere as seguintes afirmativas:

I - As proteínas são moléculas de grande importância para os organismos - atuam tanto estruturalmente como também metabolicamente.
II - As enzimas são proteínas que atuam como catalisadores biológicos.
III - Existem proteínas que atuam como linhas de defesa do organismo e algumas delas são conhecidas como anticorpos. Quais estão corretas?
a) Apenas I
b) Apenas II
c) Apenas III
d) Apenas II e III
e) I, II, III



10.Considere um gato siamês, que difere de outras raças de gatos por sua pelagem característica: escura nas patas, no focinho e no pavilhão auditivo, contrastando com o resto do corpo, onde é clara. As regiões escuras são as mais frias e nelas, a substância que controla a produção do pigmento responsável pela pelagem escura é ativa, enquanto nas claras, que são quentes, essa substância é inativa.

Pela sua ação no escurecimento da pelagem do animal, conclui-se que essa substância é:
a) um glicídio
b) um lipídio
c) uma enzima
d) um glicosaminoglicano
e) uma vitamina



11.Assinale a alternativa INCORRETA a respeito da molécula dada pela fórmula geral a seguir
radical animoácido

a) É capaz de se ligar a outra molécula do mesmo tipo através de pontes de hidrogênio.
b) Entra na constituição de enzimas.
c) R representa um radical variável que identifica diferentes tipos moleculares dessa substância.
d) Os vegetais são capazes de produzir todos os tipos moleculares dessa substância, necessários à sua sobrevivência.
e) Essas moléculas são unidas umas às outras nos ribossomos.





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